A equipa do PocketPT.net teve a oportunidade de testar o Qtek 9100, um PDA Phone Edition com o novo sistema Operativo da Microsoft, o Windows Mobile 5.0. O Qtek 9100 é basicamente o HTC Wizard com outro nome e com uma ROM diferente (falarei mais á frente). Existem outros nomes de outras empresas, como por exemplo Imate K-Jam, T-Mobile MDA Vario etc. Este dispositivo suporta quadriband GSM, GPRS e EDGE. Neste momento não sei se algum operador suporta EDGE, Internet a alta velocidade, pelo que não pude testar.
Caractéristicas
Processador -> TI OMAP 850 a 195Mhz
RAM -> 64MB
ROM -> 128MB
Resolução -> 240 x 320 com 65,536 cores
Peso -> 160gramas
Expectativas
O Qtek 9100( HTC Wizard) é o primeiro Pocket PC que suporta as normas 802.11b/g. Também é o primeiro com tecnologia Bluetooth 2.0, embora nesta versão da ROM apenas tenha o Bluetooth a 1.2. Bluetooth 2.0 estará disponível numa futura ROM. O Qtek 9100 também suporta GSM/GPRS e um teclado que desliza para a esquerda, o desenho pode ser comparado com o Qtek S100(Imate Jam;Htc Magitian).
O Dispositivo

Olhando ao pormenor o Qtek 9100 , o Qtek 9100 vem com um cabo Mini USB, Adaptador de corrente AC, auricular com fios que possui um botão para ligar/desligar e um controlo para o volume. Vem também com uma capa protectora, uma caneta (stylus) extra, um CD com software e o manual.

O teclado com uma cor cinzenta escura, teclas cinza e as letras em preto fazem um excelente contraste. No escuro é possível ver a luz azul no fundo das teclas, uma sensação muito agradável.

Na parte superior frontal do Qtek 9100 temos dois botões de acesso fácil, um para as Mensagens(SMS,e-mails) e outro para aceder ao Internet Explorer Mobile. No centro temos a coluna de som, e dois LEDs que indicam os estado da bateria e ligações(Bluetooth e Wif-Fi).
Na parte inferiro temos duas SOFT KEYS(aceder aos menus que aparecem mesmo junto as teclas no ecrã), o botão para Atender/Voz alta, o botão para Desligar/Rejeitar e no centro o D-Pad(teclas de navegação direcionais.

Em relação ao seu primo, o Qtek S100, os tamanhos são muito parecidos, notamos apenas um aumento de volume talvez na casa dos 20%, mas continua a servir perfeitamente no bolso.

No lado esquerdo temos o botão do Gestor de Comunicações, o botão para o volume e uma das saídas de som. Se pressionar no botão do Gestor de Comunicações durante alguns segundos, o perfil de som pode ser alterado (Ligado,Vibrar). Isto é muito bom para quando vamos a qualquer lado e precisamos de mudar para o modo vibração e tirar o som das chamadas/avisos etc.

Na parte superior temos o botão para Ligar/Desligar (está tão bem desenhado, que com o tacto pode não ser fácil dar com o botão á primeira), temos também a ranhura para os cartões MiniSD.
Uma coisa interessante, ao pressionar durante 4 segundos no botão Ligar/Desligar aparece uma mensagem a perguntar se queremos mesmo desligar o PDA, aí podemos escolher sim ou não, se escolhermos sim, o PDA desliga-se para poupar bateria. Não teremos avisos, mensagens, alertas, nada! Fica realmente desligado. Para o ligar basta pressionar no botão novamente durante 4 segundos e ele começa a iniciar(como depois de um soft reset).

No lado direito, podemos observar a câmera, o oríficio do Soft Reset junto á porta de infravermelhos, a outra coluna de som, o o botão para a Marcação por Voz. Como estão bem desenhados e imbutidos no dispositivo, pode achar um pouco díficil encontrar o botão quer deseja pressionar, mas nada como o experiência

Na parte inferior temos o oríficio para a caneta(stylus), o conector Mini-USB, entrada de 2.5mm para o auricular com fios, o microfone e uma patilha de segurança que serve para desbloquear a tampa da bateria. A Stylus é telescópica, mas sinceramente, parece que estou a pegar num palito pequeno, não gosto desta Stylus, embora seja mais fácil de agarrar por ter mais volume, prefiro a dos outros Qteks. Talvez com o tempo dê para me habituar

Na parte de trás, temos algo muito interessante.

Uma câmera com uma lente de 1.3 Megapixeis, um mini espelho par ao auto-retrato e ainda...

Uma luz Flash para os ambientes mais escuros, esta luz até faz mal aos olhos se estivermos com a retina muito junto á luz(acreditem eu sei
Antes de entrar na parte do software, aqui vão mais algumas iamgens engraçadas

Detalhe do teclado

Os primos juntos para uma corrida

Tão juntinhos, ficam mesmo bem
Quanto ao software, já todos devem conhecer as imagens, por isso apenas vou colocar as mais significativas(para quem não conhece, pode seguir este link para uma review sobre o Windows Mobile 5.0 feita pelo meu colega Sergio Martins)
Vamos lá então começar, antes de mais o ecrã Hoje(Today Screen).

Notam algo especial? Sim está em Português, tenho o Qtek 9100 em Português nas minhas mãos!!! Por um lado pode ser bom para quem não pesca muito de Inglês, mas ainda noto algumas palavras em brasilheiro, não que haja problema mas, ou é Português PT ou Português BR, os dois ao mesmo tempo é que não devia ser. Mas... segundo as minhas fontes, os próximos já vêm como deve ser

Este é o Gestor de Comunicações, como podem ver temos acesso directo a todas as ligações, Wi-Fi, Bluetooth, som e ActiveSync. Falta os infravermelhos, mas é dispensável.
Depois temos a ligação Wi-Fi destacada, foi super rápido a aligar-se á rede aqui de casa

O Bluetooth também funcionou bem, detectou o chip que tenho implantado no braço esquerdo, transferi alguns dados sem interferências

Agora duas imagens do menu programas, uma em Landscape outra em Portrait.

Agora ao que interessa mesmo, a minha opinião
Este PDA com função telemóvel é mais uma pequena maravilha, tem várias tecnologias novas, tem um tamanho reduzido e o preço é competitivo. O teclado funciona sem problemas, em menos de um dia já nos habituamos sem qualquer problema, o Wireless o Bluetooth também estão de uma forma geral a funcioarn sem problemas, notei foi a falta da configuração do GPS(anunciada pela Microsoft neste Windows Mobile 5.0) vou partir do principio que é por causa da ROM ser ainda de tenra idade e que uma melhor a venha a substituir.
Quanto ao processador, sinceramente ele é uma máquina. Digo isto por duas razões, consegue trabalhar simultaneamente com vários programas(nada de abusar!) e consegue rendimentos com a bateria no mínimo impressionantes.
O problema está mesmo na sua velocidade, programas que precisem de um pouco mais de processador podem queixar-se, mas se corre o Skype, os outros também devem correr sem problemas.
Um dos aspectos interessantes com este novo dispositivo é o facto de ter o Voice Command, isto é, posso falar para o microfone e "comandar" o PDA a realizar várias tarefas, por exemplo rodar o ecrã, telefonar a alguém, iniciar o Internet Explorer entre outras coisas.
Este teste não tem tanto a ver com o Sistema Operativo, mas com o Hardware, o Qtek 9100 em si, temos bons matriais de construção, bateria de 1250 mAh, duas colunas com um som fantástico, um ecrã com uma luminosidade muito boa(embora seja QVGA, em comparação com o Qtek S100, ui ui que diferença!).
Se procuram um PDA recente, com toda esta nova tecnologia, gostarma do tamanho do Qtek S100, este É o PDA para voçes, pois é um todo em um! COmo dizem por ai é um "pequeno prodígio".
Em resumo:
A Favor :
EDGE -> velocidade de acesso á Internet através do serviço do operador
Alta velocidade de acesso Wi-Fi - >802.11b/g/e/i
Bluetooth 2.0 (Chega brevemente)
Tamanho reduzido
Bateria com autonomia muito boa
Teclado que desliza e dá muito jeito(jogos, programas, texto no geral)
Quadriband 850/900/1800/1900mhz GSM
Voice Command através do Auricular Bluetooth
Aspectos a considerar :
Ainda não existe muito software e podem existir alguns problemas com programas especiais.
Os Cartões Mini SD apenas têm no máximo 1Gb, e têm um preço maior do que os SD
Qualidade da Câemra podia estar melhor ( mas nada como uns truques no Registry, pnso eu)
O teclado, ao abrir e fechar é meio estranho, é preciso fazer um pouco de força, mas com o uso deve ficar mais solto(sem folga!!!)
É mais volumoso que o Qtek S100(pouco)
O preço não deve agradar a todos, mas se querem algo bom é preciso investir, este mundo é assim que funciona
Se ele cai ao chão com o teclado aberto de uma altura superior a 50 cm, acredito que vai peça para um lado e peça para outro. Usem capas para proteger!!!!!!
Dito isto e comparando directamente com o Qtek S100, sinceramente este tem mais valor, o Wi-Fi embutido, Teclado, ecrã, câmera com Flash, 128MB ROM, pequeno...
Espero que tenham gostado
Cumprimentos

Help