Esta é a grande estreia da Samsung no novo mundo dos Windows Phone 7, sendo que após de uma incursão bem sucedida no Android com o recente Galaxy S e de uns Omnia 1 e 2 com um enorme potencial mas sempre com pequenos problemas de performance e estabilidade veio agora apostar na nova plataforma da Microsoft.
Vamos ver então como se comporta o novo Omnia 7 que para já vem como exclusivo da operadora para a TMN.
O novo Windows Phone 7
Importa introduzir um novo elemento que será abordado largamente num teste à parte, mas dado ser este o primeiro teste de um Smartphone com Windows Phone 7 será importante sintetizar aqui em algumas ideias do que se trata este novo sistema operativo da Microsoft:
Rápido, inovador e elegante, são os três adjectivos que melhor descrevem esta nova promessa da tecnologia móvel da Microsoft.
Lançado numa altura em que a àrea dos Smartphones está ao rubro com diversos actores a quererem assumir um lugar de destaque na categoria mais apetecível e que segundo os analistas mais irá crescer durante os próxmos anos, a Microsoft não está disposta a perder o seu lugar de destaque e deixar por mãos alheias o mercado conquistado pelo famoso Windows Mobile.
Como tal propôs já há mais de 6 meses um corte total com a sua plataforma móvel principal, inciando uma revolução interna que iria, fazer mexer na própria equipa de liderança do grupo e forçando o próprio Steve Balmer a repensar a estratégia da empresa nesta área e a dedicar especial atenção à próxima versão do Windows Phone.
Deste esforço conjunto nasceu um projecto que foi, nas suas linhas gerais mantido em segredo do grande público bem como de muitos empregados e empresas parceiras da própria Microsoft, sendo o resultado final algo que vai muito além daquilo que os screenshots alguma vez poderão documentar, pois é na experiência global de utilização que o Windows Phone consegue convecer quer pela sua rapidez, dado que quase nunca se consegue ver um atraso na resposta do novo sistema operativo, quer pela sua inovação no que diz respeito aos Hubs que são muito mais do que aplicações: são centros de informação dinâmica que por sua vez se interligam com serviços, redes sociais e outas aplicações. Para além disto surgem num inovador formato panorâmico que quebra com o tradicional conceito de janelas.
Já os Live Tiles são muito mais do que meros ícones ou atalhos para aplicações, uma vez que muitos deles são actualizados dinâmicamente, e podem apresentar como tal informação sob a forma de texto ou imagens, informação esta que pode ter como fonte uma série de serviços, aplicações ou redes sociais, ou ulteriormente, podem comportar-se como atalhos vivos para contactos, mostrando sempre uma imagem actualizada e a mensagem desse contacto, o atalho para uma música, mostrando a capa do album, um atalho para um site ou documento.
De notar ainda que todo o interface gráfico é muito sóbrio com cores e temas bem definidos que ajudam na rapidez, mas também na legibilidade. Este interface apelidado de Metro devido às suas inspirações na sinalética dos meios de transporte, pretende ser uma ponte que facilita o acesso à informação através de icones simplistas e fontes fortes e grandes. Em certos locais, em especial nos Hubs, este ambiente é geralmente enriquecido com uma imagem de fundo que pode ser dinâmicamente alterada pelo sistema ou descarregada pelo serviço para destacar uma determinada aplicação ou cantor, isto no caso dos Hubs Games e Music+Videos.
De notar que todas as funcionalidades são simples de utilizar, sendo que a própria Microsoft faz questão de indicar que o público alvo principal do Windows Phone 7 não são os Geeks mas antes pessoas jovens que têm conhecimentos de informática minimos e que não querem perder muito tempo com configurações e a descobrir como se melhora o sistema. Esta simplicidade pode não agradar aos Geeks logo de inicio, mas se forem como eu depressa se apercebem dos beneficios desta nova filosofia, pois como me parece a mim, o meu telemóvel não me deve dar tanto trabalho como o meu PC, mas antes ajudar-me a fazer o que faço no PC mas de forma mais rápida e fácil.
A aposta está lançada, e ainda é cedo para falar em triunfo ou grande fracasso por parte do gigante do software, pois caso este se mexa rápidamente como se tem mexido a concorrência iremos ver as principais falhas que hoje são apontadas a este jovem sistema operativo completamente colmatadas.
Já do lado das potencialidades, as mesmas são enormes e desde já tem-me sido possível testemunhá-las.
Uma das chaves para abrir a porta a estas potencialidades é a conta Windows Live ID, geralmente associada ao Hotmail, passa agora a ter um novo folego devido à evolução dos serviços Live, tal como a disponibilização de armazenamento na nuvem de 25GB no SkyDrive, a possibilidade de sincronizar os contactos, e-mail e calendário como se faz com o Exchange e ainda possibilidade de editar gratuitamente ficheiros do Office no Office WebApps, com a ajuda do interface e facilidades inigualáveis do Word, Excel, OneNote e Powerpoint.
Será então com este mesmo Live ID que se poderá jogar jogos on-line ou ter um avatar como na Xbox e ganhar pontos de reputação, ou ainda aceder ao Marketplace do Zune para comprar músicas a vulso, albums de música, vídeos e filmes ou ainda assinar um Zune Pass e descarregar os conteúdos sem limite.
Infelizmente para Portugal, dado que o seu lançamento oficial foi realizado em paises tais como a Inglaterra, França, Espanha, Alemanha e Itália, estas potencialidades ainda não estão disponíveis, sendo necessário ao utilizador tomar uma série de passos que irei abordar noutro artigo futuro.
Estamos então perante uma nova geração de Smartphone que se destaca dos smartphones tradicionais e que iremos ver durante os próximos anos o seu desenvolvimento.
Especificações

Segundo o site oficial da Samsung:
Redes: GSM e EDGE , GPRS , 3G HSDPA 7.2 / HSUPA 5.76Mbps
Processador: Qualcomm Snapdragon QSD8250 a 1Ghz
Peso: 138,5 gramas
Dimensões: 122.4 x 64.2 x 10.99mm
Ecrã: Super AMOLED de 4”, WVGA (800 x 480) com 16 milhões de cores, capacitivo
Bateria: 1500mAh
Câmara: 5 Megapixeis com autofocus e zoom 4x, Power Flash LED, efeitos de foto, balanço de brancos, Anti-tremura e WDR
Video: resolução de 720p a 24fps
Bluetooth: 2.1 com A2DP, AVRCP, GAP, HFP, HSP, PBAP
WiFi: 802.11 b / g / n
GPS: AGPS
Memória: 8GB (6.97 para o utilizador), ROM: 8GB e RAM: 4GB

Design e qualidade de construção

Devo dizer desde já que após ter já estado com vários equipamentos da Samsung, esperava algo idêntico àquilo que a Samsung nos tem vindo a habituar, mas este Omnia 7 foi uma enorme surpresa, no sentido que é uma ruptura com os produtos que anteriormente temos visto nesta marca em diversas plataformas de smartphones com uma construção predominante em plástico brilhante que fácilmente granha dedadas e riscos.
Talvez o telemóvel que em termos de construção está mais em linha com este será o Wave, mas ao incluir o novo Windows Phone 7 e um ecrã Super Amoled maior, é na minha opinião, de momento uma das melhores propostas da Samsung em termos de Smartphones.

Com um corpo em barra, ao pegar no equipamento vem-nos logo um concorrente à cabeça: o HD2, dado que a qualidade de construção está ao nível deste, mas com um ecrã muito superior. A utilização de materiais de qualidade ajudam neste sentido, sendo que ao generoso ecrã à face, se junta uma caixa com uma liga metálica cor de titâneo, e uma capa da bateria também ela em metal.
Com um design simplista, mas eficaz todas as caracteristicas do chassis que a Microsoft delineou para esta plataforma estão lá: o botão Iniciar, o botão da pesquisa, o botão de regressar, o botão da maquina fotográfica, os botões do volume e por fim o botão de ligar/desligar. De notar que na face o único botão físico é o Iniciar, sendo os outros hapticos (sensiveis ao toque).

Na parte traseira destaca-se a câmara com um flash e ao lado as ranhuras que permitem à coluna de som ser audível. É ainda possível encontrar uns orificios, no canto superior direito, para passar uma fita estilo porta-chaves e em baixo existe uma patilha que permite libertar a tampa da bateria.
Digno de destaque, e que me agradou bastante é a solução encontrada para tapar a entrada Micro USB utilizando uma pequena tampa deslizante também ela em liga metálica, que inspira grande qualidade nos acabamentos. Um pouco mais ao lado o já standard jack de 3,5mm para os auscultadores, e por fim em baixo uma simples entrada de microfone.

Devo dizer que os botões de regresso e pesquisa são por vezes demasiado sensiveis e aconteceu-me frequentemente, no calor de um bom jogo, tocar neles e sair inadvertidamente. Penso que será uma questão de hábito, mas de facto dava mais jeito se assim não fosse.
Processador
O processador Snapdragon QSD8250 deste equipamento tem sido alvo de algumas criticas pois existem já versões mais recentes, que poderiam ter sido empregues neste equipamento de topo em vez do mais recente QSD8650. Sem querer entrar nas diferenças técnicas, verdade é que este pequeno monstro de 1GHz de potencia consegue fácilmente manter o Samsung Omnia 7 rápido e responsivo, nunca me deixando ficar mal, nas várias aplicações e jogos que testei.
Aliás, apenas numa ocasião particular se consegue notar algum atraso na apresentação da informação ao utilizador no sistema operativo: é no Marketplace. E este atraso é fácil de explicar: as listas de jogos e aplicações já são grandes, e a demora é causada pelo tempo de download das mesmas, pois incluem o icone da aplicação, e informação da mesma. Claro que se a ligação à internet for via WiFi é muito mais dificil notar este atraso, a não ser que se percorra a lista sem olhar para os resultados J
Memória / Armazenamento
Aqui está mais um dos pontos de confusão que se tem gerado à volta dos Windows Phone 7, onde se critica muito a ausência da entrada para cartões Micro SD. A grande maioria dos equipamentos trás 8GB de memória interna tal como este Samsung, mas e se precisar-mos de mais, por exemplo para guardar fotos (que tipicamente são o que ocupa mais espaço)? Bom, ai temos a nossa conta no SkyDrive onde podemos enviar automaticamente ou manualmente as fotos , às quais podemos depois aceder fácilmente através do Hub Pictures.
De resto, tem 8GB para a ROM, e 4GB de RAM que garantem que o sistema operativo tem espaço de manobra mais do que suficiente, quer para gerir aplicações, quer para futuras actualizações.
Ecrã

Aqui está o grande trunfo deste equipamento: o seu Super AMOLED de 4 polegadas, e que ecrã! O preto é de facto preto as cores são vivas (não já com o exagero do Omnia 2) e os brancos brilhantes. Tudo isto com uma boa resolução e temos a receita ideal para jogos, música, vídeos e fotos.
Apesar de em termos de cores ser mais fiel do que o Omnia 2 e de longe melhor que o HTC, como podem ver nas fotos seguintes, nota-se uma ligeira diferença na definição, mas tal nem está directamente relacionado com aqualidade do ecrã dado que todos têm a mesma resolução , parece antes estar relacionado com aplicação das fotos nativa do Windows Phone 7 que permite esta perda de qualidade, o que é uma pena. No entanto em jogos e aplicações me pareceu não existir este problema.
Já a sensibilidade ao toque não tem nada a ver com os Samsung antigos, aliás não tem nada a ver com nenhum Windows Mobile e é soberbo, detectando o dedo assim que ele está proximo do ecrã com uma excelente precisão.
Um bom exemplo disto é o jogo Flight Control que exige que façamos o percurso dos aviões com os dedos, e caso este reconhecimento não fosse tão bom, acho que ninguém passava do terceiro nível!
No exterior o ecrã é visível, e seria melhor não fosse o facto de ter muitos reflexos, mas por exemplo quando comparado com o HD2 é muito mais visível que este.
Bateria
Mais um dos pontos que me surpreendeu ao mesmo tempo que me agradou foi a bateria que se aguentou 1 dia sempre com o WiFi ligado! Tentem lá fazer isto num Windows Mobile!

De resto já consegui 2/1,5 dias sem ligar o Wifi, mas depende muito da utilização e do número de contas de e-mail configuradas, bem como se utilizamos os mapas ou se descarregamos muitos jogos e aplicações da internet.
Notei que o tempo de duração da bateria decresceu significativamente, para 1 dia, quando configurei 2 contas com push-email activo + a conta do facebook com o envio automático de fotos e ainda quando comecei a utilizar o Messenger com mais frequência.
Seja como for fiquei muito surpreendido, tenho é pena que ainda não haja nenhuma aplicação para guardar um registo do comportamento da bateria para ser um pouco mais objectivo nesta parte.
O ajuste da iluminação do ecrã é automático e ajuda a poupar bateria notando-se que diminui a luminosidade em àreas menos ilumindas e aumenta em ambientes bem iluminados.
Por vezes pareceu-me que quase se consegue ter a mesma duração da bateria quer tenhamos o Wifi ligado ou desligado, mas infelizmente como tive de devolver o equipamento não tive oportunidade de fazer testes mais completos.
Os fabricantes começam ainda a produzir carregadores mais pequenos, o que é sempre bem vindo pois tornam-se mais transportáveis. Neste caso a Samsung está a acompanhar, e bem, esta tendência e brinda-nos com um carregador de dimensões bastante reduzidas.

Coluna / Vibrador / Auriculares
A coluna que vem com este Omnia 7 é muito boa e está bem localizada, sendo que se ouve bem quando no máximo, tem bons baixos e agudos, mas a meu ver apenas peca pelo simples facto de no minimo ainda ser muito alto!
Tem vibração como qualquer equipamento de hoje em dia e trás um bom par de auriculares como se pode ver na imagem. De notar que são os que melhor se adaptam às minhas estranhas orelhas que deixam cair todos os outros tradicionais aurticulares “dos chineses”...

Câmara

São 5 Megapixeis de qualidade, que estão praticamente ao nível das câmaras digitais compactas com a mesma resolução.
Conseguem-se boas fotos durante o dia, o Flash ( entenda-se Power LED ) perto é demasiado forte, no entanto à noite ilumina bem uma sala.
Tem uma opção de anti-shaking para evitar que as fotos fiquem desfocadas devido ao tremer das mãos, mas sinceramente não senti necessidade de utilizar esta opção.

Esta câmara tem ainda uma função chamada Wide Dynamic Range (http://en.wikipedia...._dynamic_range) que permite melhorar as fotos com um método de exposição longo e curto. Recomendo deixar esta opção sempre ligada pois melhora significativamente as fotos.
Em seguida ficam duas fotos, a primeira com WDR e a segunda sem.

A qualidade de vídeo é bastante boa, mas deixo-vos a comparação do video e das fotos com um HD2 para tirarem as vossas próprias conclusões, mas no HD2 as fotos são mais granulares e as do Omnia 7 têm mais definição. As do HD2 primeiro e em seguida as do Omnia 7.
Original

Original
Original

Original
Até no vídeo, o Samsung bate o HTC, visto que neste último a imagem aparece mais escura e granular do que no Omnia 7.
Video Omnia 7 | Video HD2
De notar que existe uma opção em modo de filme que permite mudar para gravação HD a 720p melhorando ainda mais a qualidade, mas comprometendo ligeiramente a fluidez como se pode ver no vídeo seguinte.
Video Omnia 7 a 720p
Acessórios
Dentro da caixa temos um carregador de parede pequeno e prático, um cabo Micro SUB, os auriculares, o manual e a garantia.
Software:
Aqui, e possivelmente porque a plataforma ainda é nova a Samsung não enriqueceu muito este equipamento com aplicações próprias, sendo que apenas temos a aplicação “Now”, que se assemelha a um Hub, e tem o tempo, notícias limitadas aos EUA, India, Inglaterra e Canadá e finalmente cotações da bolsa.
Existe ainda outra aplicação para enviar fácilmenteas fotos tiradas para vários serviços na internet chamada Photo Sharing.
Nesta aplicação é possível configurar as contas do Facebook, Flickr, Friendster, MySpace Photobucket e Picasa.
Configurei uma conta do Flickr mas nunca enviou fotos, nem manualmente quando seleccionava a opção de partilhar através do Photo Sharing.

Esta aplicação não fará grande sentido a não ser que o utilizador seja também utilizador de um dos serviços anteriormente referidos, excepto o do Facebook pois é redundante dado que o Windows Phone 7 já tem integração com o Facebook para fotos e está muito mais facilitada do que esta.
É ainda possível no Marketplace aceder a uma categoria especifica da própria Samsung e que incluí aplicações próprias.

As minhas desculpas por não ter screenshots, mas ainda não há ferramenta que os permita fazer.
Conclusão
Este é para mim o melhor Samsung de sempre, que parece superar onde os outros falharam. O ecrã é sem dúvida o seu ponto forte, mas o design também é muito agradável.
É de facto o equipamento indicado para quem quer que o seu primeiro Windows Phone 7, seja um exemplo de qualidade de construção e robustez.