Uso o meu Windows Phone em todas as situações do dia a dia, incluÃndo em dois hobbies meus, que o desaconselhariam: BTT e TT motorizado, e profissionalmente, em que passo muitas horas em obras de construção civil.
Normalmente, no BTT, limitava-me a utilizar o PDA como gravador de percursos efectuados, para ir guardando o registo. Não me atrevo ainda a usá-lo para navegar, por falta de protecção. No TT em carro, uso para navegação mesmo. Assim, no BTT costumava guardar o PDA na mochila (onde numa queda pode sofrer danos, mas está resguardado de pó, à gua e lama), e no jipe uso um suporte da Brodit (no Inverno tudo bem, mas no Verão, sem capota, apanha muito pó).
Nas minhas deslocações às obras, normalmente limito-me a ter cuidado, o que nem sempre é fácil.
Andava há muito tempo de olho em caixas de protecção capazes de oferecer uma protecção mais eficaz. Se bem que caras, as da Otter sempre me pareceram uma das melhores soluções do mercado (que são muito poucas). Mas o preço desaconselhava a compra. Cheguei a usar uma bolsa estanque, cujo teste está nesta mesma secção, que confere protecção contra à gua e pó, mas não contra choque.

Entretanto, novos modelos da Otter, e o próprio funcionamento do mercado, trouxeram os preços para valores mais atractivos.
Como tal, pareceu-me que estavam reunidas as condições para solicitar e testar uma das suas caixas para PDA, a OtterBox 1900 Case.
Dados técnicos (do fabricante)
Resistência a quedas e choque: 1,20m em betão, qualquer das faces, arestas ou cantos
Imersão: 30 minutos a 1 metro de profundidade
Resistência ao pó: teste de pó soprado
Dimensões: 165 x 114 x 56mm
Peso: 0,32 kg
Na embalagem
A embalagem em que a OtterBox 1900 é entregue prima pela simplicidade e economia: é uma simples caixa de cartão branco, apenas com um autocolante do código de barras e a identificação do conteúdo.

No interior, acomodada dentro de um saco de plástico, vem a caixa, sem qualquer protecção... mas também, se a caixa de protecção precisasse de protecção, era mau sinal...
Por baixo, um mini catálogo de produtos da Otter, e um manual de utilização, muito simples mas completo.

Dentro da OtterBox 1900 encontrei um pequeno saco de plástico com alguns acessórios: parafusos para fixar os fechos da caixa na posição de fechados, para uma utilização permanente do pda no seu interior, a respectiva chave sextavada, e uma tampa passa-cabos para passar o fio do auricular.
Descrição
Este modelo é o mais recente, e segundo a Otter, compatÃvel com 99% dos modelos de PDA no mercado. De notar que a lista oficial de modelos testados é um pouco antiga, e focada no mercado norte-americano, mas através das dimensões interiores apresentadas, é fácil perceber se servirá num qualquer modelo de Windows Phone.
Curiosamente, enquanto o mercado de Windows Phone tende para ecrãs grandes, e portanto equipamentos um pouco maiores que os anteriores, a Otter realça que este modelo de caixa é adequado para os "modelos mais recentes e menores". De qualquer modo, serviu em todos os modelos que experimentei:
Sony Ericsson Xperia X1
HTC Touch
HTC Touch 2
Qtek S100
Pelas fotos, podem ver como o Xperia X1, com ecrã de 3", ou o Touch2, ficam "perdidos" lá dentro.

A caixa fornecida apresenta-se em amarelo vivo e cinza escuro, existindo também toda em preto. É fabricada em policarbonato reforçado com fibra de vidro que assegura a resistência e durabilidade, e revestida a borracha termoplástica para garantir a absorção de choques e melhorar a aderência no manuseamento.

A caixa é composta por duas metades, que se unem por um sistema de encaixe, em que uma saliência encaixa numa borracha, a toda a volta da união, e prende com dois fechos de segurança, extremamente fortes.

A parte traseira por dentro, não tem qualquer aspecto funcional, tudo se passa na frente. É nesta peça que o equipamento fica preso, por uma fita larga e elástica de velcro, que aperta o PDA contra a membrana aborrachada que permite a visualização e operação do ecrã e botões frontais, enquanto veda o interior da caixa.

Esta membrana, sendo grossa e com um aspecto resistente, não oferece uma grande barreira visual, e permite a utilização do ecrã táctil com bastante facilidade, mesmo com gestos. A primeira impressão com que fiquei, ao olhar para a caixa, é que o ecrã seria de dificil utilização. É certo que exige habituação, mas consegui rápidamente habituar-me a essa membrana.
Sobre essa membrana, existe ainda uma tampa de plástico transparente, que se encarrega da protecção mecânica. Óbviamente, esta tampa abre-se, de modo a podermos aceder à membrana do ecrã. Na prática, temos assim 2 camadas por cima do ecrã, mais uma eventual pelÃcula que quase todos usamos. Mesmo assim, no exterior, habitat natural desta caixa, e ao Sol, permite ver o ecrã. Não é o mesmo que sem nada, nem poderia ser. Mas dá para usar.
Tanto a membrana do ecrã, como a tampa plástica são substituÃveis, podendo ser adquiridos estes itens isoladamente. Mais um ponto a favor, pois são precisamente estes os pontos "fracos" da caixa: a tampa exterior vai acabar por se riscar, dificultando a visibilidade. E a membrana é o componente que menos resistirá a um choque ou corte, pelo que a possibilidade de os trocar sem ter que pagar por uma caixa nova é muito bem vinda.
No topo da caixa, uma outra tampa, transparente (para permitir a utilização de uma célula de infra-vermelhos, e que também se pode retirar completamente, através do mesmo sistema de encaixe e fechos que a abertura principal. Esta tampa é intermutável com outras que se podem adquirir separadamente, para permitir a utilização de outros acessórios no PDA, como leitores de códigos de barras, receptores de GPS, etc. E é também nesta tampa que existe uma outra, menor, de borracha, que permite com o estilete chegar-se a algum botão no topo do PDA, ou a passagem do fio de um auricular. Inclusivé, a embalagem traz uma segunda tampa destas, mas com um rasgo que assegura a protecção contra água e pó, à volta do fio do auricular.

Na face inferior da caixa, mais uma destas tampas de borracha, de encaixe por pressão, mas de maiores dimensões. Pode também ser trocada por outras, transparentes, também para permitir a utilização de acessórios como o leitor de código de barras. Existem até umas com porta série, e outra passa-cabos.

Como pormenor que mostra o cuidado no projecto desta caixa, estas tampas, mesmo quando abertas, ficam presas ao interior da caixa, de modo a não se perderem. São estas pequenas coisas que fazem a diferença.
A metade traseira da caixa possui ao centro uns furos, vÃsiveis pelo exterior, e por dentro tapados por uma membrana de Gore, um material que permite a equalização da temperatura e pressão atmosférica entre o interior da caixa e o meio ambiente. Tudo pensado ao pormenor, mais uma vez.

De notar ainda os "discos" metálicos que se vêm no interior da caixa: é aqui que os parafusos apertam, de modo a não danificar o plástico, o que acabaria por acontecer se nele apertassem directamente. Mesmo os fechos podem ser aparafusados na posição de fechados, para uma utilização permanente ou quase.
Na traseira uma fita larga de Neoprene, que aperta com Velcro, facilita o transporte, seja na mão seja à volta do braço. Os pontos de fixação desta fita servem também para colocar o clip de cinto opcional.

Ainda na face frontal à esquerda do ecrã, um encaixe para um estilete. Aconselho a não usar o do Windows Phone em causa, mas um qualquer estilete do mais barato que haja, pois mais cedo ou mais tarde vai cair do encaixe, apesar de este ser bastante apertado e bem feito. A Otter vende um com um fio em espiral, para ficar sempre preso na caixa, e não se perder.

Em utilização
Como é fácil de perceber pela descrição anterior, esta caixa é extremamente polivalente. Conseguimos utilizar práticamente todas as funcionalidades de quase qualquer Windows Phone, sem o retirar de dentro da caixa. Através das várias aberturas, conseguimos aceder ao topo e à face inferior do equipamento, seja para ligar/desligar, carregar e sincronizar, ligar uns auriculares, etc.
O Xperia X1, por ter a ficha USB na lateral, não permite a sua utilização. Mas a maior parte dos modelos têm a ficha na zona inferior, pelo que perfeitamente acessÃvel pela tampa de borracha maior. Acabei por usar mais o Touch2 nesta caixa, precisamente por este factor, não precisava de o retirar para nada.
Ao instalar o equipamento, há que ter o cuidado de não retirar completamente a fita que o segura, dos seus olhais. Para voltar a metê-la, só desmontando a membrana frontal, situação que vem explicada no manual. Na verdade, a fita tem tamanho suficiente para lá enfiar qualquer PDA sem nenhum cuidado especial, e para a tirar completamente é preciso algum esforço, portanto não vejo que seja um problema.
Algo que me agradou, com todos os modelos que experimentei, foi o facto de nenhum ficar a tocar nalguma parte da caixa propriamente dita. Ficam "suspensos" entre a membrana aborrachada da frente e a fita de velcro que os segura, portanto são estes elementos flexÃveis que absorvem qualquer choque, não passando nada ao equipamento. Claro que com um modelo maior que a própria membrana, vai encostar à moldura desta, mas ainda assim é um material aborrachado também.

Na bicicleta, e enquanto não compro um acessório próprio de fixação, apertei a caixa com a fita de Neoprene, à volta do avanço do guiador. Não sai dali nem por nada. O que já aconteceu, num ou outro solavanco mais forte, foi rodar para a frente, mas soltar, não dá sinais disso.
Conclusão
Tenho consciência que este teste mais parece um anúncio, mas realmente fui conquistado pelas qualidades deste acessório para os nossos preciosos Windows Phone. A utilização que lhes dou é pontualmente muito radical, e ando sempre preocupado com um eventual acidente. Deste que uso a OtterBox 1900, posso apreciar melhor as minhas "voltinhas" na bicicleta ou no jipe.
Os pormenores que revelam o cuidado na concepção, a aparente qualidade dos materiais, os acessórios disponÃveis, e as peças mais frágeis substituÃveis também são pontos a favor.
Claro que nem todos precisam de uma protecção deste nÃvel, deve mesmo ser uma pequena minoria. Mas os que precisam, seja por razões profissionais, ou para lazer, têm aqui uma solução que resistirá a quase tudo.
Como contras, mas que nem os considero como tal, apenas a menor visibilidade do ecrã. Mas protecção deste nÃvel sem nenhuma contrapartida, era impossÃvel.
O tamanho da caixa também podia ser menor, mas a ideia é ter um modelo que sirva em 99% dos equipamentos no mercado, como tal o que é defeito para uns será uma qualidade para outros.
Assim, nota valorativa (e hesitei muito, mas o merecido é merecido):
10/10
Links e preços
OtterBox
Página da 1900, com opção de compra (USD49,95 + portes e talvez alfândega)
Compra na Expansys (73,99€ + portes)