O Carlos e eu tivemos a oportunidade de testar-mos ambos o novíssimo Touch Pro 2, e sobrevivemos para vos contar como foi
Ao longo deste teste vão ficar a conhecer as nossas opiniões e veredictos acerca deste equipamento da HTC. Em cada comentário está devidamente identificado o autor, pelo que se espera que saia mais rico o teste com as perspectivas de dois habitués destas lides!
NL: Os dois últimos lançamentos da HTC, o Diamond 2 e o Touch Pro 2 parecem saber a pouco em termos de inovação tecnológica, quando se ouve marcas concorrentes que lançam equipamentos com processadores a 1GHz, ou ecrãs AMOLED, entre outras novidades... Mas algo que não nos devemos esquecer é que a HTC sempre nos priveligiou por oferecer equipamentos com um nível de construção acima da média onde a atenção aos pormenores é notória.
Como se sabe e é oficial, o Touch Pro 2 vai ter o upgrade gratuito para o Windows Mobile 6.5, pelo que é uma mais valia para quem compra visto que a próxima iteração do Windows Mobile que ai vem está garantida, sem ter de se perder a garantia...
Por outra parte, a própria HTC e concorrentes preparam uma enchorrada de novos equipamentos com Windows Mobile 6.5, pelo que este teste irá concerteza ajudar muitos a decidirem-se por adquirir já o equipamento ou aguardar pelas novidades que ai vêm.
Gostava ainda de deixar uma nota de agradecimento à MDevices/NDrive pelo empréstimo do Touch Pro 2 que testei ao longo de duas semanas.
A Caixa

Dentro da caixa :
-HTC Touch Pro 2
-Auriculares Stereo
-Carregador 220 V
-Bateria 1500 mAh
-Cabo de dados
-Bolsa de transporte
-Protector de ecrã
-Stylus extra -Manuais
-CD de instalação Microsoft Office Outlook 2007 Trial
-CD Manual utilizador

Especificações do equipamento
Modelo HTC Touch Pro2 (T7373) Processador Qualcomm® MSM7200A™, 528 MHz
Sistema Operativo Windows Mobile® 6.1 Professional
Memória ROM: 512 MB - RAM: 288 MB
Dimensões (AxLxE)116 X 59.2 X 17.25 mm (4.57 X 2.33 X 0.68 polegadas)
Peso175 gramas com bateria
Ecrã3.6 polegadas ecrã táctil
TFT-LCD com resolução 480 X 800 WVGA
Ecrã basculante ajustável
Rede HSPA/WCDMA:
- Europa/Ásia: 900/2100 MHz
- Até 2 Mbps de velocidade de subida e 7.2 Mbps de descida
- Europa/Ásia: 850/900/1800/1900 MHz (Frequência de Banda, disponibilidade HSUPA, e velocidade de dados dependem do operador.)
3D Barra de zoom
Teclado deslizável de 5 filas QWERTY
Antena Interna GPS
Conectividade Bluetooth® 2.0 com EDR e A2DP para auriculares estéreo sem fios
Hi-fi ®: IEEE 802.11 b/g
HTC Ext USB™ (11-pin mini-USB 2.0 e ficha áudio e de saída de TV* numa só ficha
Camera principal: câmara a cores de 3.2 megapixel com auto-focus
Câmara secundária: Câmara a cores VGA CMOS -
Formatos áudio compatíveis AAC, AAC+, e AAC+, AMR-NB, AMR-WB, QCP, MP3, WMA, WAV, MIDI, M4A
Formatos vídeo compatíveis WMV, ASF, MP4, 3GP, 3G2, M4V, AVI
Bateria Lítio-ion recarregável Capacidade: 1500 mAh Tempo de Conversação:
- Até 270 minutos para WCDMA
- Até 419 minutos para GSM
- Até 454 horas para WCDMA
- Até 348 horas para GSM
Ranhura de Expansão Cartão de Memória microSD™ (compatível com SD 2.0) Adaptador AC Tensão / frequência: 100 ~ 240V AC, 50/60 Hz Saída DC: 5V e 1A Funções Especiais FM Rádio, G-Sensor
Especificações anunciadas no site da HTC
GPS
Carlos: Depois de actualizado o Quick GPS, fiz o teste com o TomTom V 7.915 (9196)
Com o IGO 8 V 8.3.1.57021
e com NDrive V 3.25.26 (857) DI-
Na 1ª tentativa demorou para o TomTom cerca de 4 minutos ate captar satélites, sendo que com os restantes depois já foi quase instantâneo. Nas vezes seguintes com o Igo e com o Ndrive não demora mais de 10 segundos ate captar satélites mas com o TomTom é cerca de 30 a 60 segundos, nunca é muito certo.
O Touch Pro 2, vem ainda com uma versão Trial por 14 dias do software Copilot, que não testei por não me adaptar a forma de funcionamento deste software.
NL: O Touch Pro 2 que eu testei já vinha com a versão 2.5.26 do NDrive, pelo que no pacote distribuido pela MDevices, o mapa de Portugal está assegurado juntamente com os Pontos de Interesse do Boa Cama Boa Mesa e ainda os PDI's dinâmicos das farmácias, eventos e tempo.
Aconselho vivamente a instalarem os PDI's dos Radares de Portugal da versão para NDrive.
Quanto a tempos de aquisição, tal como o Tom Tom, a frio demora exactamente 4 minutos e a quente meros segundos. De notar que estes valores podem variar, aliás não sei se alguém já teve a infeliz experiência de tentar captar sinal de satélite em Torres Novas. Trata-se de um autentico pesadelo, seja em que equipamento ou software for, com tempos de espera elevadissimos. Esta situação já me aconteceu por duas vezes distintas que tive de procurar um local onde comer na zona.
Uma nota que quero deixar e que aliás será constante ao longo do teste é o facto do ecrã de grande qualidade ser propício entre outras finalidades à navegação, devido às suas dimensões e qualidade.
AUTONOMIA
Carlos: Em relação à autonomia, considero ser superior à do Touch Pro 1, ou seja, na 1ª carga completa, e porque foi a altura de experimentar tudo não contou para o teste a bateria. Na 2ª carga, deu com utilização de Chamadas, cerca de 90 minutos de conversação, hi-fi durante 60 minutos contabilizados, Bluetooth 60 minutos, durou no total para dia a meio. Já com a utilização do GPS, convém mesmo ser com um carregador de isqueiro, pois sem este, para compensar, a bateria numa viagem Lisboa, Sintra, Lisboa, fica a menos de 50 %, sem mais qualquer tipo de utilização.
Neste exemplo em baixo passadas cerca de 60 horas apos a ultima carga, o nivel de bateria ainda se mantem como esta na imagem, o que me parece excelente.

NL: No meu caso vou-vos falar sobre o uso que dou ao equipamento com que ando no dia-a-dia: Exchange sempre ligado com consultas ao e-mail várias vezes por dia (entre 6 a 8 para consulta, resposta ou criação de e-mail), acesso a sites tais como o pocketpt, homebanking, e outro site esporadiacamente duas a três vezes por dia, Messenger (costumo ligar alguns minutos à noite e por vezes à tarde), jogar um jogo 1 vez por dia, e neste equipamento tirei especial partido o RSS Hub, aplicação para consulta de RSS feeds sendo que utilizava a mesma duas vezes por dia actualizando e vizualizando vários news feeds de sites. Em relação a telefonemas, registei entre 20 a 45 minutos de chamadas por dia.
Esta utilização traduz-se numa autonomia confortável de 2 dias, podendo ser extendida caso não se tenha o Exchange sempre ligado.
Nas definições, na parte de energia, a HTC adicionou uma secção muito útil que dá conta das nossas estatíscas de utilização do equipamento, bem como da energia. Quando tiver as estatisticas mais actuais deixo aqui para verem.
FOTOGRAFIA/IMAGEM/VIDEO
Carlos: Um ponto negativo neste equipamento, pois quer as fotos tiradas no exterior com luz natural, quer as de interior, são bastante deficientes, direi mesmo piores do que as tiradas com o HTC Cruise ou com o HTC Pro 1. O zoom quase não existe. Seguem abaixo alguns exemplos, independentemente das múltiplas funcionalidades que a camera possui. Parece-me mesmo que só se aproveitam mais ou menos as fotos tiradas com macro.

NL: Neste ponto esperava mais do TP2, mas de facto a qualidade das fotos não chegam ao nível de um Xperia X1, estando no entanto bem melhor do no meu Diamond, mas aqui tal como no diamond sinto a falta de um Flash LED que permitia tirar fotos em vários ambientes e não apenas em locais bem iluminados ou em exteriores.
A função da foto panoramica é bem vinda, bem como a Macro, no entanto as cores têm falta de vivacidade, bem como se pode notar em todas as fotos uma espécie de granulado que dá uma qualidade fraca mesmo no modo fine.

TABS E MENUS
Carlos: O Touch Pro 2 vem com 11 Tabs bem subdivididas que permitem de forma fácil chegar a todas as principais funcionalidades do PDA.
Depois surge-nos a opção em start (Iniciar), escolhermos os programas mais utilizados como por exemplo abaixo entre muitos.
NL: Neste aspecto a HTC tem vindo a fazer um excelente trabalho, desde os menus completamente tranformados para que as suas opções sejam fáceis de activar pelo toque do dedo, ao TouchFLO 3D que agora funciona em Landscape, menu Iniciar completamente alterado e personalizável, etc..

No entanto toda esta costumização tem o seu reverso da medalha já bem conhecido por todos os clientes da HTC, por vezes esta primeira camada pode ficar um pouco lenta, em especial quando temos muitos programas abertos, caso contrário é bem rápida (bem mais rápida do que a antiga versão que tenho no meu Diamond).
Outra dificuldade acrescida que pode gerar é a de se ter de procurar mais pelas funcionalidades que precisamos e que mudaram de sitio, mas uma vez que nos habituemos, começa-se a retirar o verdadeiro partido do equipamento.
Onde não gostei ainda de ver estas costumizações da HTC foi nos contactos, onde a pesquisa é muito complicada ainda para quem tem quase 800 contactos como eu, e estou habituado a encontrar um contacto com 3 toques no ecrã (pesquisando pelas letras do nome) enquanto com a aplicação de contactos do TP2 se perde imenso tempo, apesar da boa experiência do TouchFLO.
No registo de chamadas, ficou-se a perder a duração da chamada, e temos agora apenas a hora da chamada, o que pode não ser um preoculpação para toda a gente mas para mim é uma mais valia.
CALCULADORA
Está suave e funcional e devido ao tamanho do ecrã faz com que os números não sejam, confundidos até na utilização única dos dedos, sem qualquer erro.
PROCESSADOR E MEMÓRIA
Processador - Qualcomm® MSM7200A™, 528 MHz
Memoria - ROM: 512 MB / RAM: 288 MB
Carlos: Situação inédita é o consumo de memoria que esta ROM tem, ou seja enquanto no Pro1 a ROM consumia 58 Megas, disponibilizando para o utilizador 142 megas, esta ROM, consome 122 Megas e disponibiliza 65 megas. Resultado final muito menos memória disponível para programas.
NL: A memória disponível neste equipamento não abunda, sendo que é aconselhável adquiri um bom cartão de memória com pelo menos 4 ou 8GB para podermos usufruir ao máximo do equipamento sem termos problemas de falta de memória para levar os nossos ficheiros, guardar fotos, musicas e videos ou ainda instalar programas.
No equipamento que testei, foi incluído um Micro SD de 1GB, que com a instalação do NDrive disponibiliza apenas 681MB, valor manifestamente baixo para um equipamento topo de gama.
APLICAÇÕES:
NL: Aqui está outro pormenor onde a HTC se destaca e não é dificil encontrar-mos nos equipamentos desta marca um programa que nos é útil ou que passemos a usar com alguma frequência. No meu caso foi mesmo o RSS Hub que apesar de não ser o melhor dos RSS readers, é de utilização simples e prática.
WorldCard Mobile
Carlos: É um programa que permite fazer um cartão de visita ou de apresentação tal como acontece por exemplo no Outlook2007 que temos nos PC´s, partindo até de uma simples foto.
RssHub
Carlos: Permite ler as ultimas noticias de vários sites a nossa escolha, através dos "feeds RSS".
G-SENSOR
Carlos: Aplicação para calibrar o sensor G.
OPERA
NL: Aqui está uma aplicação que me deixou imenso a desejar nesta versão implementada no TP2: os bloqueios são frequentes e pior do que tudo afectam o comportamento de todo o terminal.
Aconselho-vos vivamente a terem sempre um Skyfire ou Dorothy à mão, pois quando este bloqueia não há como matar o processo pois não aparece no gestor de tarefas e apenas com um reinicio do equipamento é que volta ao lugar.
Remote Desktop Mobile
NL: Uma aplicação que muitos profissionais de TI como eu concerteza já tinham saudades de ver em equipamentos Windows Mobile, é um mimo vermos o desktop de um servidor ou PC neste TP2 com o teclado aberto!

JETCET Presenter 5
NL: Muito útil esta aplicação pois permite criar e editar documentos de PowerPoint, algo que o PowerPoint Mobile ainda não permite.

TAMANHO
Carlos: Considerando que o Touch Pro 2 cabe na mão sem exceder limites, conforme imagens acima, parece-me razoável ter tudo num só aparelho sem excessos, como por exemplo era com o Universal ou ainda com o maior HTC X7500 por exemplo.
NL: O tamanho deste TP2 é algo que pode causar alguma confusão para quem está habituado a andar com terminais pequenos e mesmo no meu caso que ando por vezes com um Xperia X1 que apesar de ser tão grosso como o TP2 é mais comedido no peso, na largura e na altura.
Quando andamos com o TP2 no bolso das calças quase não se nota, mas é na altura de pegar nele que ficamos com a mão pesada e com um corpo que nos enche bem a palma da mão. Um dos maiores medos que tenho ao testar equipamentos de empréstimo é deixa-los cair ao chão, e digo-vos que este foi um dos que me deu mais medo, apesar de nunca o ter deixado cair!
Deixo aqui algumas fotos de comparação com o meu X1:

ECRÃ

Carlos: Em ambiente noturno o contraste automático deixa bem visível e sem alterações uma boa visibilidade do ecrã.
Carlos: O ecrã no meu entender, é a real compensação em relação ao Pro 1, em que desta vez foi atribuído um ecrã com dimensões já razoáveis, num meio-termo, um pouco abaixo do HD e acima do Pro 1, conseguindo-se assim uma melhor visualização de tudo mais facilmente.
NL: Um dos aspectos mais positivos do equipamento é sem dúvida o ecrã, pelo seu tamanho, mas sobretudo pela enorme qualidade que embora não esteja ao nível dos novos AMOLED é dos melhores TFT LCD que já pude testar.
A HTC conseguiu um ecrã de elevado contraste e definição. Apenas nas cores e no brilho perde, em relação à nova tecnologia.
Dado que o ecrã é à face, e muito sensível ao toque, a utilização sem caneta é facilitada. Alias uma situação que tinha algum cepticismo em relação à nova oferta da HTC era o facto de não ter D-PAD, mas este cepticismo depressa se dissipou dado que é tão fácil utilizar o Windows Mobile num ecrã deste tamanho, qualidade e sensibilidade que na maior parte da ocasiões me esquecia do conceito do D-PAD. Apenas nos jogos é que a realidade se abatia, e ai sem duvida não ter D-PAD é um ponto muito negativo.
Se todos os jogos estivessem como o o Need For Speed Undergroumd 2 que permite ser controlada por D-Pad ou pelo toque no ecrã nada havia a recear pela falta do mesmo.

TECLADO
Carlos: É excelente em ambiente noturno a utilização sem constrangimentos, pois todas as teclas são bem visíveis e bem iluminadas.
Carlos: Incluídos no teclado, estão 2 leds para uma melhor verificação de "CAPS LOCK e FN" da utilização dos mesmos. O teclado está bem delineado, é uma das principais mais-valias deste terminal, com o facto de as teclas serem separadas, torna a escrita ainda mais fiável e ao facto de existirem menos erros na sua utilização. O tacto das teclas, também é bastante suave.
NL: Sem dúvida um dos melhores teclado que alguma vez testei, muito melhor do que o o X1, permite uma escrita rápida e tem um toque único e suave nas teclas que me vão deixar saudades.
Na parte negativa, acho que a HTC se esqueceu do mais importante para nós Portugueses: a tecla de atalho para os caracteres acentuados.
É uma falha grave que apenas pode ser colmatada pelo XT9, para quem gosta...
ALGUMAS INFORMAÇÕES INTERESSANTES
Fonte
Carlos: Nas especificações anunciadas pela HTC, fala-se em FM Rádio, que na realidade no Touch Pro 2 não esta disponível, pelo menos por enquanto, embora possivelmente possa ser uma realidade com uma ROM que o coloque a funcionar.
Neste equipamento achei a falta duma função que tanto utilizamos, o "soft-reset" que também não existe, nem física nem por software. Tive a necessidade no meio de alguns testes, efectuar um, e a única solução foi, tirar a bateria, o que não me parece muito normal, para um equipamento como este.
Em jeito de balanço final acho que este equipamento está bem conseguido e sendo um modelo que vem substituir o HTC Touh Pro (1), foi realmente feito um bom upgrade com excepção da camara que parece ter piorado.
NL: Eu gostava de destacar o facto de que o TP2 tem TV-Out, o que pode ser bastante interessante por exemplo para se ver um filme, fotos ou até trabalhar. Infelizmente não tinha cabo e não pude testar esta aplicação do equipamento.
Algo que gostei também foi a qualidade do som durante a chamada que está acima daquilo a que estou habituado em equipamentos Windows Mobile.
A chamada em conferência é outra novidade que o equipamento trás, com um botão localzado na parte de trás, no entanto a sua utilidade depende da frequência que temos de fazer chamadas com várias pessoas em linha ao mesmo tempo.
Em suma este TP2 é um equipamento robusto e muito completo, com um excelente ecrã e uma qualidade de construção assinalável. O teclado fisico será um dos principais factores que levaram muitas pessoas a adquirir o mesmo, sendo que apesar de bom tem uma falha importante ao não ter tecla de acentuação. No entanto a sua autonomia e rapidez compensam estas falhas, bem como o pacote de software pré-instalado. Quando comparado equipamentos já existentes no mercado, este TP2 está acima da concorrência na maior parte dos aspectos, pelo que se juntar-mos o upgrade para o Windows Mobile 6.5 e o valor da marca HTC, pode ser uma boa aposta para quem precisa de uma máquina com um bom ecrã e teclado físico.
Avaliação:
Design- 9 - 8
Qualidade de construção - 9 - 9
Ecrã - 9 - 8
Ergonomia e transporte - 9 - 7
Desempenho - 8 - 7
Camara - 4 - 5
Autonomia - 9 - 8
Software 8 - 9
Acessórios - 8 - 7
Total Carlos: 8,1/10
Total NL: 7,5/10