Oi pessoal,
Algumas dicas sobre o Bluebelt que podem ajudar a despistar diversos dos problemas que tenho visto online:
-- Procedimento Genérico:
Faça restauro ao sistema, pois grande parte dos problemas resolvem-se deste modo. Atenção que este método apaga toda a informação do telefone. Certifique-se que previamente salvaguardou todos os dados no seu computador. Vá a “Iniciar”-“Definições”-“Sistema” e execute “Restaurar Definições”.
-- GPS & NDRIVE:
P1: Perdi a licença do meu GPS/NDRIVE.
R1: Telefone ao apoio ao cliente da NDRIVE (22 834 6940) e peça a sua licença.
P2: O meu NDRIVE não instalou.
R2: Instale manualmente seguindo os passos: “Iniciar” – “Programas” – “Explorador de Ficheiros” – “Cartão de Memória” – “2577” – “Autorun”.
P3: Não tenho / Apaguei por engano os mapas do meu Bluebelt.
R3: Faça download dos mapas em
http://www.ndriveweb...cts/product/7/.
P4: Quando executo o NDRIVE, o meu telefone apresenta só pontos de interrogação invés de apresentar texto.
R4: Tal situação prende-se com um sistema de segurança. O modo mais comum para surgir este problema é numa situação de actualização de software NDRIVE mal sucedida. Este problema só poderá ser resolvido através da linha de apoio de cliente da NDRIVE contactável através do número (22 834 6940).
-- Software:
P5: O meu Bluebelt tem problemas de software.
R5.a: Este facto pode-se dever a sobrecarga do sistema ou operações ilegais executadas pelo software. Desligue o telefone, retire e volte a instalar a bateria e ligue o telefone de novo.
R5.b: Se o problema persistir, faça um restauro ao sistema, pois grande parte dos problemas resolvem-se deste modo. Atenção que este método apaga toda a informação do telefone. Certifique-se que previamente salvaguardou todos os dados no seu computador. Vá a “Iniciar”-“Definições”-“Sistema” e execute “Restaurar Definições”.
P6: O meu Bluebelt executa um programas sozinho.
R6: O Bluebelt não executa programas sozinho. Isto deve-se a uma percepção do utilizador que não corresponde ao que realmente acontece. Esta ilusão que o programa é executado sozinho acontece durante o momento em que o utilizador bloqueia o telefone. Devido a uma característica física do ecrã táctil, após bloquear o telefone, este tem um atraso de algumas fracções de segundo até estar efectivamente bloqueado. Pode por isso ainda activar o programa se o utilizador tocar no ecrã sobre o ícone do programa durante essa fracção de segundos. Para que isso não aconteça, espere um breve momento depois de bloquear o telefone.
-- Performance:
P7: O meu telefone está lento.
R7: Isto deve-se a uma sobrecarga da memória do telefone. Periodicamente, pressione a tecla até o “Gestor de Tarefas” aparecer. Neste menu, termine todas as aplicações.
P8: A autonomia do meu telefone é de cerca de um dia.
R8: A autonomia pode ser até inferior a um dia para qualquer telefone PDA, não unicamente para o Bluebelt. Tudo depende da utilização dada ao telefone. Isto não é problema com o telefone. Para optimizar o uso da bateria, use o telefone sempre em GSM e mude só para WCDMA quando necessita aceder à Internet. O modo GSM é mais eficiente em termos de consumo de bateria. Vá a "Iniciar"-"Definições"-"2G/3G". Seleccione "GSM".
P9: A autonomia do meu telefone é de poucas horas quando tenho o NDRIVE ligado.
R9: Isto é perfeitamente normal em PDAs, pois aplicações GPS consomem bastante a bateria. O telefone não tem problemas.
-- Internet e e-Mail:
P10: O meu telefone acede à internet sozinho.
R10: O Bluebelt não acede à Internet sozinho. Isto deve-se a uma percepção do utilizador que não corresponde ao que realmente acontece. Esta ilusão de que o telefone acede sozinho à Internet acontece durante o momento em que o utilizador bloqueia o telefone. Devido a uma característica física do ecrã táctil, após bloquear o telefone, este tem um atraso de algumas fracções de segundo até estar efectivamente bloqueado. Pode por isso ainda aceder à Internet se o utilizador tocar no ecrã sobre o ícone do browser durante essa fracção de segundos. Para que isso não aconteça, espere um breve momento depois de bloquear o telefone.
P11: O meu Bluebelt dá erro ao aceder à Internet.
R11.a: O seu cartão SIM pode não ter o serviço de dados activado pela TMN. Peça activação do serviço de dados à TMN.
R11.b: Isto pode dever-se a má configuração do acesso á Internet. Peça as configurações correctas à TMN, ou restaure as definições de fábrica (ATENÇÃO: Perderá todos os dados ao restaurar as definições de fábrica!!!) em “Iniciar” – “Definições” – “Sistems” – “Restaurar Definições”.
P12: Não consigo aceder ao e-mail.
R12: Para poder aceder ao e-mail, deve configurar a sua conta de e-mail no seu Bluebelt com os parâmetros fornecidos pelo seu Fornecedor de Serviços Internet. Para isso vá a “Iniciar”-“Programas”- “Mensagens”-“Configurar Correio”. Introduza o seu endereço de correio e a palavra passe e pressione em “Seguinte”. Desactive a opção “Tentar obter definições de correio automaticamente a partir da Internet” e pressione “Seguinte”. Em “O seu fornecedor de correio elec.” seleccione “Correio da Internet” e pressione “Seguinte”. A partir deste passo terá que pedir os dados ao seu Fornecedor de Serviços Internet.
-- Ecrã:
P13: O ecrã do meu telefone não apaga.
R13: Isto deve-se ao facto de ter a aplicação NDRIVE a correr em background. Pressione a tecla até o “Gestor de Tarefas” aparecer. Neste menu, termine todas as aplicações.
P14: O ecrã do meu telefone está desalinhado.
R14: Vá a “Iniciar”-“Definições”-“Sistema”. Execute “Ecrã” e clique em “Alinha ecrã” a fim de calibrar o ecrã. Utilize a caneta para calibrar o ecrã.
P15: Ao usar o ecrã táctil, o telefone não executa a função pretendida.
R15: O seu ecrã está desalinhado. Vá a “Iniciar”-“Definições”-“Sistema”. Execute “Ecrã” e clique em “Alinha ecrã” a fim de calibrar o ecrã. Utilize a caneta para calibrar o ecrã.
-- MEO Mobile:
P16: O botão do MEO Mobile não funciona.
R16: Este botão não lhe permitirá ver TV assim que carrega. Pelo contrário, abre o browser e encaminha o utilizador para o site da MEO Mobile.
P17: O MEO Mobile tem pouca qualidade.
R17: Isto deve-se à cobertura do serviço e à qualidade de imagem disponibilizada pela operadora, não devido ao telefone.
-- Teclas e Teclado:
P18: As teclas de volume do meu telefone funcionam mesmo com o telefone bloqueado.
R18: Isto é uma característica do telefone. Para evitar que isto aconteça, quando bloquear o telefone, carregue uma vez o botão de power no topo do telefone a fim de escurecer o ecrã. Deste modo as teclas deixam de funcionar. Independentemente do ecrã escurecer, todas as funcionalidades do telefone encontram-se activas.
-- Câmara Fotográfica/Vídeo:
P19: O botão da câmara dá erro.
R19: Vá a “Iniciar”-“Definições”-“Botões”. Na lista “botão” seleccione “Câmara”. Em “Atribua um programa” seleccione “Câmara”. Pressione “ok” e o botão deve começar a funcionar.
-- Fotografias e Vídeos:
P20: Não consigo apagar as fotos/vídeos.
R20: Vá a “Iniciar”-“Programas”-“Explorador de Ficheiros”. Carregue no botão “Para Cima” até este ficar desactivado. Depois seleccione “My Documents”-“As minhas Imagens”. A lista das suas fotos será apresentada. Aqui pode já apagá-las.
-- Som:
P21: O meu telefone não toca.
R21: Desbloqueie o telefone e use as teclas laterais de volume para aumentar o volume.
-- Programas/Aplicações:
P22: O programas Messenger mistura os contactos do Messenger com os contactos da minha lista telefónica.
R22: Este é modo natural de funcionamento do Windows Mobile, se tem essa funcionalidade activada. Se não quer os contactos misturados, durante o quarto passo da instalação to Windows Live deve desactivar a opção “Guardar contactos do Windows Live na lista de contactos do telemóvel”. Se já tem o Messenger instalado, inicie o programa e em seguida vá a “Menu”-“Windows Live”-“Menu”-“Opções”-“Opções de Sincronização” e desactive a opção “Guardar contactos do Windows Live na lista de contactos do telemóvel”.