Serve este tópico para reunir alguns softwares que se podem instalar no i780, bem como algumas alterações de registo, por forma a optimizar/alterar o equipamento.
Vou juntando aqui algumas dicas já partilhadas por alguns membros aqui no forum(Obrigado!!!), bem como alterações no registo que tenho feito.
Importante: Principalmente as alterações de "registo", podem provocar instabilidade no sistema, pelo que deve ser sempre feito um Backup de segurança, e a juntar, sabemos que o i780 não dispõe de Hard Reset caso o aparelho não arranque, como tal tudo deve ser feito tendo em conta os riscos inerentes.
O que se segue foi tudo devidamente testado e não apresentou qualquer problema!
Alterar o ecrã 320x320 a 128DPIs para 96 DPIs(normalmente apelidado de True Vga)

RealVGAi780.zip (1,97MB)
Number of downloads: 3734
Instalar o "cab" RealVga e o "Cab" "ResPack96dpi.ARM.CAB" que deixo em anexo, e irá aparecer em Programas, para alterar basta escolher 128 ou 96 DPIs, sendo que o equipamento faz um soft reset cada vez que se muda.

Quando se escolhe 96 DPIs, aparece um erro, mas que não faz diferença, é só fazer "proceed"!

Como sabem, alguns softwares de GPS(caso do Tom Tom) não reconhecem a porta usada pelo Samsung, como tal temos que recorrer a alguns softwares para conseguir "fixar" satélites e podermos navegar.
Existem dois softwares que possibilitam que qualquer programa de GPS funcione,são eles o GPSGate e o Portplitter, mas como o GPSGate é pago, e causa muitas vezes um problema ao atrasar o atendimento de uma chamada, sugiro que se utilise o Portsplitter que é freeware e não causa problema algum:
Portsplitter
Fazer o download aqui e instalar(No meu caso estou a usar o "cab" para wm2003SE em WM6 mas funciona bem).
Depois de instalado fazer as seguintes configurações:
-Ir a definições/sitema/GPS Externo e definir a Porta de programa GPS COM8, porta de Hardware COM9 com velocidade 4800, em acesso manter o "visto" em gerir automáticamente.

-Abrir o portsplitter, em Input escrever COM8, em Output seleccionar COM6 e fazer "Add" para que a porta fique adicionada(aparece na barra central),
seleccionar a opção "autostart"(guarda as definições e arranca automáticamente aquando de um soft reset) e de seguida fazer "start splitter".

-No software de GPS(p. ex. o Tom Tom) escolher "outros GPS NMEA, COM:6 Port Splitter e velocidade 4800
De referir que o Portsplitter vai arrancar automático sempre que se fizer um soft reset(autostart seleccionado), pelo que quem pretender mantê-lo desligado quando não se usa o GPS(aconselhado para não gastar bateria), pode ir á pasta windows/arranque, eliminar o ficheiro correspondente ao programa, e arrancar o splitter sempre que necessário a partir da pasta programas.
Alterar teclas de volume laterais para funcionarem como Scroll
É possivel alterar as teclas laterais do i780 para que estas funcionem como Scroll(up/down) com recurso a um software, que é o PQzII e é Freeware.
Descarregar o software aqui e instalar.
-Abrir o setup do PQzII carregando prolongadamente no icone "estranho" que irá aparecer na barra de cima

-Ir á "tab" "window" e seleccionar "enable volume key convert"

-Ir á "tab" "code", seleccionar "use this function" e adicionar duas linhas(Add), colocar em IN a função VOL-U e em OUT a função UP, e fazer OK. Fazer novamente ADD para a segunda linha , colocar em IN a função VOL-D , em OUT a função DOWN e fazer OK(as funções são colocadas nas caixas da direita como mostra a imagem)

Ficará com as duas linhas criádas:

Para retirar o icone "chato" que aparece na barra, ir á "tab" icon e retirar a função(quando retirado não é possivel voltar a entrar no setup sem reinstalar, como tal, testar primeiro e depois de estar funcional ir retirar o icone)

Para não ter de se abrir o PQzII sempre que se faz um reset, ir á pasta Windows/menu iniciar e copiar o ficheiro PQzII.Ink para a pasta Windows/arranque
Nota: Obviamente perde-se a função de volume das teclas, bem como a função "mute" de uma chamada!
No meu caso uso a tecla "espaço" para comutar entre "vibração" e "com som", sendo que a função "mute" ainda estou a ver como dar a volta.
Alterar largura da barra de Scroll lateral/horizontal
Principamente a 96 DPIs, a largura das barras de scroll pode ser um "handicap", bem como a 128 DPIs, existe quem as gostaria de colocar menores, como tal...
Para alterar a largura das barras de Scroll precisamos de um editor de registo, sendo que eu uso o Resco Registry, mas pode ser usado outro qualquer.
-Ir a :
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\GWE\cxVcr para a barra vertical, e alterar o valor DWORD para o pretendido, sendo que o valor por defeito é 13

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\GWE\cyHscr para a barra horizontal e alterar o valor DWORD para o pretendido, sendo que o valor por defeito é 20
Depois de alterar, sair do programa de edição de registo e fazer soft reset.
Exemplo da barra lateral alterada para 20 a funcionar a 96 DPIs:

Exemplo "exagerado" da barra alterado para 80 também a 96 DPIs:

Alterar tempo de retroiluminação do teclado
O Samsung só dispõe de 3 opções no tempo da retroiluminação ligada do teclado, sempre ligado, 5 segundos, ou 10 segundos, sendo que acho manifestamente pouco 10 seg. e sempre ligado obviamente também não é benéfico.
Podemos então alterar através do registo o tempo que a luz permanecerá ligada.
-Ir a:
HKEY_CURRENT_USER\controlpanel\backlight\KeyBacklightTimeout e alterar o valor DWORD para o desejado(aqui é reflectido em segundos), e o valor por defeito...Já não me lembro

Depois de alterar, sair do programa de edição de registo e fazer soft reset.
No meu caso alterei para 30 Segundos:

Alterar entre modo "rato" e "navegação 4 vias" (D-Pad)
Como sabemos, existem situações em que o D-Pad é mais útil, e outras em que preferimos usar o "rato", mas a tarefa de mudar entre os dois modos de funcionamento não é suficientemente célere, pelo que optamos por manter sempre um dos modos.

Podemos instalar uma pequena aplicação para tornar este processo rápido e fácil, por exemplo a partir de uma tecla de Hardware.
A aplicação (via Modaco), fica em anexo:
chgFingerMouse001.zip (1,84K)
Number of downloads: 2241
Depois basta descompactar o "zip", copiar o "exe" para o equipamento e correr!
Para adicionar a uma tecla de Hardware, copiar o "exe" para a pasta Windows/menu iniciar/programs, ir a definições-pessoal-botões, e asignar o programa á tecla desejada!

No fim de asignada uma tecla, um simples toque fará aparecer ou desaparecer o ponteiro do Rato, mudando automáticamente entre os dois modos, deixando de ser necessário aceder ao menú de seleção.
Actualizarei sempre que se justificar!

Help