tal como prometido neste meu post numero 50 é com enorme prazer que deixo aqui o teste efectuado
por mim a este Receptor GPS (presumo) desconhecida para a maioria das pessoas.
Foto_01.jpg 29,1K
44 downloads
Foto_02.jpg 27,79K
26 downloadsNome: Freefon GanSirf 3-3
Categoria do produto: Receptor GPS
Fabricante: CONTACT www.atlantistelecom.com
Onde comprar: Loja online ou Media Markt
Preços variam entre os: Site do fabricante 69€, Media Markt 39€
Requisitos de Sistema: Pocket PC, Telemóveis Symbian, PC com capacidade Bluetooth
Cores: Preto
Satélites Suportados: Até 20
Bluetooth: Versão 2.0
Aspectos positivos:
– Aquisição de sinal rápida
– Grande sensiblidade
– Tamanho muito compacto
– Preço ÃmbatÃvel
Aspectos menos positivos:
– Manual de Instruções apenas em Espanhol e Inglês
– Bateria não amovÃvel
– Não tem carregador para tomada electrica
– Não trás CDs com drivers para utilizar com PC
– Não possui ligação a antena externa
Foto_03.jpg 14,89K
27 downloadsDentro da Caixa
Foto_04.jpg 17,55K
16 downloads¨
– Receptor GPS GANSIRF 3-3
– Cabo USB
– Carregador de Isqueiro com adaptador USB
– Manual de Instruções (Apenas em Espanhol e Inglês)
Foi com grande surpresa que encontrei este novo equipamento á venda na Media Markt do C.C. Parque Nascente.
O receptor GPS GANSIRF3-3 da CONTACT (que todos devem conhecer através de acessórios de equipamentos móveis)
é de facto equipamento muito compacto e acima de tudo muito barato, duas das razões que me levaram a adquiri-lo,
outra razão foi o facto de incluir um chip SIRF Star III que proporciona uma sensibilidade excelente na recepção
de sinais de satélites. Como é o caso aqui presente.
Algumas especificações técnicas:
- Versão de Bluetooth 2.0.
- Chip Sirf-Star III de 20 canais.
- Precisão de +/- 10 metros e +/-25 como máximo.
- Tempo de "refresh" da posição de 1 segundo.
- Bateria interna de litio de 3,7 v.
- Tempo de funcionamento até 8 horas.
- Dimensões: 69 x 44 x 16 mm.
- Peso: 55 g.
Ao detalhe:
3 Leds coloridos
Vermelho - Bateria Luz intermitente quando a bateria está a fraca, luz contÃnua quando eatá a carregar e desligada quando a bateria está carregada.
Azul - Bluetooth Pisca de 2 em 2 segundos quando não existem ligações, e de 4 em 4 segundos quando ligado a um equipamento.
Verde - Satéites Fixo não existe recepção de sinal, se estiver a piscar significa que já adquiriu sinal.
Se o receptor não estiver ligado a nenhum equipamento durante 20 minutos este deligar-se-á.
Foto_05.jpg 16,62K
24 downloadsComo podem verificar este equipamento é realmente pequeno.
Dimensões: 69 x 44 x 16 mm
Peso: 55 g
Tem apenas 1 botão lateral que serve para ligar e desligar o equipamento, além disso serve também para reconectar com o nosso PDA
em caso de falha de comunicação ou não utilização durante cerca de 4 minutos, para uma maior duração da bateria.
Foto_06.jpg 13,78K
20 downloads1 Entrada mini USB para carregador.
Foto_07.jpg 11,97K
12 downloadsParte traseira com borracha anti-derrapante.
Foto_08.jpg 18,02K
17 downloads
Foto_09.jpg 16,9K
18 downloadsConfiguração:
Após alguma confusão da minha parte no inicio da configuração, foi muito fácil o emparelhamento entre o meu
Qtek 9000 e o receptor GPS. Liguei o GPS e o PDA detectou-o rapidamente, depois foi inserir o código para fazer a parceria.
Depois basta ir ás COM Ports e criar uma nova Outgoing Port e atribuir uma porta.
Depois no software apenas precisei indicar qual a COM Port atribuida ao GPS.
Foto_11.jpg 20,4K
35 downloadsEm estrada:
Foto_10.jpg 43,72K
26 downloads
Foto_12.jpg 33,46K
17 downloadsDurante os testes que realizei no automóvel a captação de satélites foi sempre muito rápida, nunca notei lentidão.
Além de que durante a viagem tive sempre em média 9 a 10 satélites nunca foi abaixo disso.
Foto_13.jpg 48,27K
20 downloads
Foto_14.jpg 44,58K
14 downloads
Foto_15.jpg 39,08K
11 downloadsConclusão:
Apesar de até hoje ter tido apenas um receptor GPS, um Zappa que apresentava grandes falhas, especialmente a nÃvel de captação e era
extremamente lento, este é em dúvida alguma um equipamento bastante bom, em que as falhas maiores se devem ao facto de não vir acompanhado
com alguns acessórios obrigatórios hoje em dia, de qualquer das formas nada tem a ver com o desempenho do equipamento.
Posso acrescentar que liguei-o várias vezes dentro de casa e sem dificuldade, e, com bastante rapidez obtive ligação aos satélites.
Apesar da minha apreensão inicial aquando da compra, devido essencialmente ao baixo preço que apresentava, (quando a esmola é grande o Santo desconfia)
não fiquei nada arrependido, pelo contrário, a sua aquisição revelou-se um excelente negócio para mim, já que não sou um utilizador intensivo de GPS,
uso apenas para quando vou em viagem de férias essencialmente, pelo que não justificava um grande investimento num equipamento desta natureza,
seja antena ou mesmo um PNA. Espero ter esclarecido todas dúvidas, mas se algumas delas persistirem, perguntem, e tentarei esclarecer.
Nota Final = 9/10.
Cumps