O PocketPT.net tem o enorme prazer de apresentar em primeira mão a nível nacional e não só um teste completo e independe a uma das máquinas que prometerá revolucionar o mercado.
O HTC TyTNII ou ( Kaiser) representa um novo passo em frente nos equipamentos Windows Mobile, a inclusão do teclado Qwerty deslizante com um sistema revolucionário de rebatimento, o GPS associado á conectividade 3G (HSDPA) Wifi, Bluetooth 2.0 e os super úteis 128Mbs de RAM, fazem deste dispositivo um dos mais completos a nível mundial.

Dentro da Caixa:

1 HTC TyTN II
2 Stylus
1 adaptador AC
1 cabo de sincronização usb
1 auscultadores
1 bolsa de transporte
1 protector de ecrã
- cd com Tomtom 6, Spb Gprs Monitor e Sprite Backup
- cds do HTC
- manuais
Especificações técnicas
- Processador Qualcomm MSM7200 32bit Chipset a 400MHz
- 256MB FlashROM
- 128MB RAM
- Windows Mobile 6 Professional
- Ecrã táctil de 2.8" QVGA
- GPRS EDGE UMTS HSDPA
- 3 MP camera traseira
- VGA camera frontal
- bateria de 1350mAh
- WiFi
- Bluetooth 2.0
- USB 2.0
- scroll wheel
- Le cartões microSD, microSDHC, TransFlash, SDIO
- teclado QWERTY deslizante com 41 teclas.
- peso 190 g
- GPS NMEA 0183 , 20 channels
Design
Alguns detalhes sobre o Teclado deslizante do HTC TYTN 2.
O teclado deslizante presente no HTC TYTN 2 foi uma inovação que a HTC introduziu no mercado com o lançamento do QTEK 9100 (wizard) e que causou grande impacto a nível mundial entretanto este extra ergonómico evolui para outros equipamentos como o HTC Tytn e o HTC Vox este ultimo sendo um Smartphone.

Agora........ no TYTN 2 ocorreu outra evolução e esta evolução diga-se a verdade é enorme o facto de permitir a inclinação do ecrã revoluciona mais uma vez a utilização de um POCKETPC, seja a utilização do POCKETPC feita na secretária,no tablier do carro, deitado no sofá em pé...., o "factor inclinação" transforma o uso deste equipamento quase perfeito em qualquer situação. E digo isto com toda a vontade pois em comparação com o HTC X7500 a inclinação do TYTN 2 pode ser ajustada não havendo qualquer problema com a sua utilização.... para além de que a estrutura de inclinação e muito sólida e não acredite que va ter qualquer desgaste no futuro e neste aspecto eu sou muito exigente na qualidade dos materiais utilizados..... por isto tudo nota 20 para esta inovação.
Mapas do TyTn2

O desenho e ergonomia da maquina:

O que posso dizer do desenho da maquina e se repararam o TYTN 2 abre para o lado contrario que o TYTN 1 e revoluciona mais uma vez a sua utilização principalmente para quem usa a mão direita para escrever visto que quando estamos com a mão esquerda a segurar o PDA ficamos com o polegar da mão pronto a usar os botões e com a mão direita mais livre para usar o STYLUS e o teclado, acreditem, o factor de utilização aumenta radicalmente ( eu já tive um TYTN 1 e sinto essa grande diferença ).

Outro ponto importante e o tamanho realmente e um equipamento mais pequeno mas não é aquela coisa muitoooooo mais pequena... é mais pequeno pronto.... É muito solido e com materiais muito bons e tem uma estrutura ergonómica excelente é todo redondinho
Processador+memoria = Rapidez:

Bem a nível de processador vou deixar aqui algumas opiniões sobre a velocidade e desempenho do HTC TYTN 2
Pois muito bem isto da velocidade tem muito que se lhe diga todos equipamentos são diferentes com capacidades e targets diferentes de mercado....
e por isso com características diferentes, temos equipamentos lentos mas com autonomias grandes temos equipamentos rápidos e com autonomias pequenas e temos equipamentos que tentam juntar os dois mundos rápidos e com grande autonomia.
Muitos equipamentos ja passaram pelas minhas mãos como QTEK S100, QTEK S200, QTEK 9100, IMATE JASJAR etc.. etc.... tendo neste momento em minha mãos HTC X7500, HTC TOUCH, PALM TREO 750V....
O que posso dizer e que a nível de velocidade o TYTN 2 é realmente surpreendente as aplicações respondem de imediato sem problema, é clicar e abrir....abrir....abrir...abrir.... ( sim já mencionei que tenho 72 megas de memoria livre para utilização
claro que o mesmo nao acontece no PALM TREO 750v e nem no HTC TOUCH que são bastante mais lentos e a nível de memoria estão limitados... ( sendo que o TOUCH ainda por cima possui um memory leak muito grande )....
E em relação ao X7500.... pois muito bem os resultados sao EXCELENTES.... não posso apontar o dedo de forma alguma ao TYTN 2, este menino simplesmente é muito RÁPIDO !!!! rápido para ter desempenhos tão bons como o X7500
Agora so me falta testar o processador e com GPS ligado 3G ligado(messenger e email) e outras aplicações abertas para obter mais resultados....
A nível de bateria so lá para domingo é que pode haver novidades.
TouchFlo no TytN II

Uma das recentes novidades que também foi anunciada aqui em primeira mão no PocketPT.net, é a presença da tecnologia TouchFlo no TyTn 2, esta tecnologia ao contrario do que muitas pessoas imaginam actua apenas a nível de software isto é, não é necessário algum componente físico adicional, a prova disso é o facto de alguns utilizadores do Qtek s200 terem implementado uma Rom não oficial com o TouchFlo Activo.
No entanto a utilização do TouchFlo num HTC Touch e num HTC TyTN2 (Kaiser) é bastante diferente por um razão objectiva, é que a componente táctil do ecrã do HTC Touch encontrasse à superfície da maquina, isto é o ecrã é a continuidade da frente do PDA, o que facilita a utilização dos dedos no ecrã algo que não é tão fácil no ecrã do TyTn2 pois este é montado como um PDA normal e por isso tem uma concavidade na localização do ecrã, mas que mesmo assim foi minimizada com o tipo de desenho da moldura do ecrã que é em rampa o que faz com que o dedo não bata contra esta enquanto desliza na vertical.

Por essa razão provavelmente a HTC não quis colocar os Menus 3D no TyTN2 que no fundo era uma das maiores atracções do TouchFlo.

Camera Fotográfica
Uma das caracterizas que faz destacar este equipamento dos anteriores feitos pela HTC (excepto o X7500) o é o facto deste possuir uma camara fotografica com um nivel de qualidade bastante razoável o que aliado a grande capacidade de definição de 3 MP resulta em imagens a que não estamos habituado a ver num equipamento telefónico comum.
O grande destaque vai para as fotos tiradas no exterior, e aqui as maiorias das pessoas terá dificuldade em saber se não foi uma maquina fotográfica dedicada a produzir estas imagens.

Em ambientes com pouca luz o problema mantem-se, isto é com a ausência de um Flash fotos em ambientes escuro é para esquecer, a única solução para obter resultados aceitáveis é não tremer nada a mão quando a foto está a ser tirada (o que não é fácil)

Vídeo filmado com TyTN2
Neste vídeo alem de se ver uma cadela excelentemente treinada, é possível reparar na qualidade da imagem, tendo em conta a taxa de frames por segundo óptima e a focagem e ajuste de luminosidade bastantes satisfatórios.
Existe uma pequena perda de qualidade mas este facto apenas se deve a colocação do vídeo no YouTube.
TyTN2 ( P4550 Kaiser 120) comparado a outros.

Para um teste completo a um dispositivo móvel desta catergoria, é necessário compara-lo com o que de melhor existe neste mercado, por essa razão vou colocar aqui algumas fotos bem ilustrativas do novo TyTN II lado a lado com os melhores equipamentos moveis do momento, para que deste modo possam ter uma ideia da volumetria, qualidade de materiais e dimensões desta maquina de sonhos.

Palm Treo 750v e TyTNII

HTC X7500 e TyTNII

Nokia N95 e HTC TyTNII

Pré-Conclusão
Até agora, a experiência que tenho tido com este equipamento é muito satisfatória, tenho andado a descobrir os seu pormenores pouco a pouco mas com grande entusiasmo, é uma maquina muito rápida mesmo ao nível do X7500, e com uma particularidade que aprecio bastante que é a estabilidade. Durante ontem e Hoje tenho andado a instalar de tudo... e até à data não me deparei com nenhum bloqueio que obrigasse ao um softreset, em performances é tão rápido com o um X7500 e tão estável como um HTC Touch, parece o paraíso, ainda por cima aliando o facto de ter 128MBs de ram com 70 disponíveis, lembro que um HTC P3600 apenas disponibiliza 25MB de ram....
A este teste serão adicionadas outras partes mais especificas á medida que as vou testando.
Espero que gostem
ASS: Cre8or e Francisco Viana
vejam aqui as lojas com os preços mais baixos onde podem comprar o htc tytn II

2ª Parte, carregar aqui

Help