Teste ao Samsung Galaxy S4

capa

Devo confessar que estava intrigado com todo o “hype” gerado pela imprensa e blogs da especialidade sobre o novo Samsung Galaxy S4. Até mais, estava mesmo algo céptico pois pelas fotos da campanha da Samsung o equipamento não me parecia que esteticamente acrescentasse nada de novo à linha Galaxy pois o seu design era muito semelhante aos demais equipamentos da mesma linha e não parecia trazer um look novo.

No entanto como já tinha aprendido quando foi lançado o Qtek 9090 há uns bons anos atrás, nem sempre as fotos de imprensa das marcas, nem os vídeos conseguem fazer jus aos equipamentos e é sempre outra coisa poder vê-los ao vivo.

Já em termos de características técnicas ai sim sabia do que ele era feito mas uma coisa é ver as especificações no papel e outra é testá-las em situações reais do dia-a-dia e saber se a receita de alta-tecnologia resulta tão bem como nos levam a crer.

Assim foi com um espirito aberto e muita vontade de testar a nova coqueluche da Samsung que tive o prazer de andar com ele, e o raptar à Samsung por mais dias do que aqueles de podia, pois verdade seja dita foi uma separação difícil!

 

Design e construção

design

Muito elegante e fino, tão fino que qualquer um se pergunta como terão os engenheiros da Samsung incluído tanta tecnologia em apenas 7,9 milímetros. Mais, até o peso de apenas 130 gramas, me fez questionar se não era um “dummy” (equipamento usado para estar em exposição que apenas tem a caixa e nada no seu interior).

Mas não era, e graças a esta combinação de peso e espessura, se consegue fazer um equipamento com um ecrã grande de umas muito generosas 5 polegadas ser agradável de ter na mão ou no bolso.

Esteticamente gostei mesmo muito do friso metálico em volta do telefone e do padrão rendilhado tipo carbono na face e na capa. Se bem que a capa tenha um aspecto um pouco plástico.

Ainda na parte detrás está colocada a câmara com os tais famosos 13MP e um Flash Led. A coluna está mais abaixo no lado esquerdo.

back

De salientar que o ecrã vai quase até ao rebordo do equipamento, e os botões de menu e voltar atrás está muito bem conseguidos visualmente pois desaparecem no rendilhado de carbono quando não lhes tocamos e voltam a aparecer com luz quando tocamos.

Na parte superior há apenas a saída de áudio para os auriculares, e a porta de infravermelhos. Em baixo reside uma ficha Micro USB para carga e ligação ao PC.

top

À frente e em cima é possível ver a câmara de 2MP e o led que nos dá informações sobre as notificações e estado da bateria mudando de cor.

Em termos de botões, são apenas 3: um do lado direito do equipamento para ligar/desligar o mesmo, e outro do lado esquerdo, que vale por 2 para controlar o som. São todos em metal com excepção do botão “Home”, todos eles com um feedback muito bom. Apenas teria gostado mais se o botão do som fosse maior pois é muito pequeno e tivesse a tal saliência que permite distinguir entre subir e baixar o volume.

 

d3

 

Ecrã e som

ecra

O ecrã é realmente um dos muitos pontos fortes do Galaxy S4, primeiro pelo seu tamanho: 5 polegadas, mas sobretudo pelas suas características e qualidade.

Com uma resolução abismal de 1080×1920 pixeis e uma densidade de pixéis de 441ppi (pixéis por polegada), este ecrã é perfeito ao olho nu que não consegue detectar quaisquer pixéis com este tipo de resolução tão elevada.

Os contornos das letras, os ícones, e gráficos são de uma definição tal que não se consegue ver nem um pixel nem a mínima imperfeição, muito bom mesmo!

E se adicionarmos o facto de que estamos perante um painel Super AMOLED da Samsung, está tudo dito: a imagem é perfeita, nítida, com cores vivas e brilhante. Só vendo.

Quanto às prestações do ecrã ao sol, torna-se um pouco reflectivo e tive algumas dificuldades em ler a informação se o sol estiver directamente apontado ao mesmo, isto mesmo com o brilho no máximo. De resto trata-se de um excelente ecrã que me fez perder horas a fio a “testar” inúmeros jogos 3D :D :D

ecra2

Ah! E temos ainda o facto de o painel estar protegido por um Corning Gorilla Glass 3, ou seja está muito bem entregue, visto que é melhor que podemos ter para prevenir riscos e deixar ver toda a qualidade do painel Super AMOLED.

Processador e autonomia

Com um processador Quad Core a 1.9GHz de última geração (Qualcomm APQ8064T Snapdragon 600) seria de esperar um equipamento sempre rápido e responsivo, e foi isso mesmo que vi no S4: sempre rápido sem bloqueios de pequenas paragens e muito fluido. Se tivermos em consideração que quando um equipamento destes está ligado devem estar centenas de processos  correr no fundo para manter toda esta tecnologia de topo a oferecer-nos funcionalidades incríveis como a pausa inteligente de vídeo, entre outras…

 

bench

Também nos jogos graficamente mais exigentes o S4 comportou-se à altura graças ao GPU Adreno 320. Devo dizer foi mesmo o Android mais rápido que tive oportunidade de experimentar até hoje.

Quanto à autonomia, ai vai depender muito das funcionalidades que queremos ter no equipamento, e pode ir de 1 dia até cerca de 3 dias. Como? Simples: liguei tudo o que era funcionalidades como 3 contas de email por push email, envio de fotos e documentos para dropbox, Facebook sempre ligado, S Health a contar passos, sugestões do Tripadvisor ligadas, tudo que é funcionalidade Samsung ligadas, chamadas e uma boa dose de internet, muitos jogos e Youtube e está tudo explicado!

Já os 3 dias consegui desligando tudo o que era aplicações desnecessárias, controlando os horários do push-email, menos jogos, ecrã em modo automático em vez de estar no brilho máximo como anteriormente, e pronto, é o suficiente para se ter muitas mais horas de… telefone!! Sinceramente para mim desde que dê até ao final do dia e me ofereça todas as funcionalidades durante o dia já é bom, mas se utilizarmos o S4 de forma equilibrada consegue-se de certeza um meio termo. Apenas para referencia, no Antutu o S4 obteve um score de 503 no teste da bateria, e ficou bem próximo do HTC One no benchmark. A razão porque aparece um S4 acima do HTC One e deste S4 é porque há um outro modelo que está dotado de um processador Octa-Core, que voa!

Memória e conectividade

Screenshot_2013-07-16-13-33-32

Em termos de armazenamento estamos à vontade: este equipamento conta com 16GB e pode levar cartões Micro SD até 64GB. Tem ainda 2GB de memória DDR3 que são uma da razão para o equipamento ser assim tão rápido.

Já a conectividade, estamos perante um equipamento 4G, tecnologia esta que infelizmente não pude testar pois não tinha um cartão compatível. Mas consegui através da rede da Optimus aceder ao 3,5G com velocidades que chegaram aos 4,5MBps o que é bastante rápido. No entanto o S4 pode isto e muito mais visto que com o 4G em teoria e em condições óptimas se podem obter velocidades até 100MBps!!

Screenshot_2013-07-16-15-06-29

De notar que este equipamento conta com NFC que é muito prático e muito útil para por exemplo passar fotos rapidamente para um PC com NFC, Bluetooth 4.0, Wi-Fi /b/g/n/ac, Dual –band, DLNA, Direct Wi-Fi, Hotspot Wi-Fi, Infravermelhos, e lá está 2G, 3G, 3,5G e 4G!

Ou seja tem imensas possibilidades de ligação sem fios!

Com fios, temos o tradicional USB para armazenamento em massa ou sincronização, e ainda  HDMi com Surround através de um adapdator MHL-HDMI adquirido à parte.

optimus

Câmara

cam

A câmara de 13MP com resolução de 4128×309 do Samsung Galaxy S4 tira excelentes fotos durante o dia, de grande qualidade de cores e óptima definição, e quando digo óptima, é mesmo muito boa pois parece que estamos já na presença de uma boa câmara semi-profissional. Os macros também são de grande qualidade, sendo que apenas em ambientes de fraca iluminação é que obtemos fotos tremidas. Isto se não ligarmos a opção de “detecção automática de noite” que permite aproveitar ao máximo a pouca luz que existe para criar fotos menos tremidas e mais nítidas. Digo menos tremidas pois se não estivermos mesmo muito imoveis, consegue-se ainda assim obter fotos ligeiramente tremidas.

camara

Em termos de zoom, a câmara oferece um zoom digital de 4x que é conseguido ao carregar no botão de volume. Para um zoom óptico a qualidade é surpreendente, sendo que não sem nota uma pixelização exagerada, mas existe uma pequena perda de nitidez da imagem.

zoom

A Câmara frontal de 2MP permite tirar boas fotos, e fazer gravação a 1080p tal como a câmara traseira, no entanto a última consegue obter uma resolução de 1920 por 1080 pixeis, ou seja formato 16:9.

Os modos de foto são bastante simples de usar e incluem funções como a captura de som com a foto, panorama, a melhor de 8 e ainda foto com ambas as câmaras, ou seja é uma foto que inclui a imagem no momento da captura de que está a tirar a foto.

Screenshot_2013-07-22-05-05-52

 

Exemplos de fotos.

Exemplo de vídeo.

Software e funcionalidades Samsung

Neste ponto a Samsung também apostou forte e dotou o S4 de não só de software muito bom e interessante, como também adicionaram de pequenas funcionalidades que tiram proveito do sistema operativo e dos sensores do equipamento que são inovadoras.

Screenshot_2013-07-17-13-37-30

Algumas delas são por exemplo a possibilidade de efectuar uma chamada bastando ter a ficha do contacto aberta e encostando o telefone à orelha, outra é a rotação inteligente que elimina a rotação desnecessária do ecrã por exemplo quando nos deitamos com o equipamento e o ecrã passa para o modo horizontal sem queremos.

Outas funcionalidades apesar de interessantes têm as suas limitações ou falhas, tais com a deslocação automática que não funciona se não houver luz pois o equipamento não consegue captar os nossos olhos. No entanto se houver luz é possível percorrer uma página de internet de alto a baixo apenas inclinado o equipamento ou inclinando a cabeça, sendo que esta última opção não é nada ortodoxa nem confortável.

Outro exemplo é a pausa inteligente que também precisa de luz para perceber quando não estamos a olhar. Também descobri que se inclinarmos um pouco o equipamento para um angulo que não lhe seja possível detectar os olhos, e tal não é difícil, o vídeo também para.

accu

Já com o restante software incluído, o destaque vai para a excelente integração feita do Accuweather com um widget muito simples claro e visualmente apelativo logo no primeiro ecrã, com animações leves mas informativas. Se tocarmos no widget somos depois levados aos detalhes do tempo com a vista da semana. Tudo isto com um design gráfico feito especialmente para o S4 e muito bem conseguido.

SHealth

Outra aplicação que gostei bastante é o “Companheiro de caminhadas” ou S Health que é uma aplicação de controle de calorias muito bem desenhada e bem conseguida que detecta os passos que damos, quer seja a correr, subir e descer escadas ou simplesmente a andar, calcula as calorias gastas e subtrai às calorias ganhas através dos alimentos que vamos comendo e introduzindo na aplicação. Tudo isto com gráficos muito simples de ler e bem conseguidos.

O Álbum de histórias permite-nos organizar conjuntos de fotos de forma a permitir contar uma história, e tem um widget dinâmico, mas além disto não vi grande interesse.

smaps

O Samsung Hub é daquelas aplicações que me parecem duplicar conteúdos e informação, visto que muito do que vamos ver aqui são aplicações, jogos, músicas, livros e filmes, sendo que para grande parte destes conteúdos já temos a Play Store. Apenas no filmes é que a Play Store ainda não satisfaz as necessidades dos cinéfilos, ai sim justifica-se ter a Loja de filmes da Samsung, que disponibiliza filmes recentes em HD, FHD ou SD. Aqui é possível comprar ou alugar filmes, sendo que os preços variam entre os 2,99€ para o aluguer em SD e os 16,99€ para se poder comprar um filme em Full HD. Infelizmente não é possível ver trailers o que é uma grande falha que espero que a Samsung rectifique no futuro.

other

Outra aplicação muito bem integrada quer em termos de widget quer em termos de ecrã de bloqueio é o trip advisor que permite ver periodicamente um destino novo no ecrã de bloqueio. Nada mais inspirador em altura de férias!!

O Flipboard foi também uma boa aposta da Samsung pois é uma das formas favoritas de muita gente hoje em dia de ver notícias, e devo confessar que é a minha também.

Outra aplicação que gostei de ver e utilizar é o WatchOn que além de dar sugestões e mostrar informações sobre os canais de televisão que seleccionarmos, inclusive nacionais, me permtiu controlar o meu Plasma Samsung da sala, assim como outros televisores de outras marcas!

Uma nota final para o TouchWiz que está agora mais arrumadinho na parte das definições, no entanto continua com aquele aspecto monocromático e mesmo inocente (como nas fotos por defeito dos contactos) que ainda não me convence, mas que faz o seu serviço sem dúvida.

 

Conclusão

Definitivamente a Samsung tirou um trunfo da manga que será um osso duro de roer pela concorrência, seja ela qual for. Uma das razões da plataforma Android estar a crescer tanto tem a ver não só com os equipamentos de baixo custo, mas também com topos de gama bem conseguidos como o S4.

Não hajam dúvidas que está justificada a razão do S4 estar a ser um sucesso de vendas nas primeiras semanas da sua comercialização. Aqui no PocketPT também gostámos dele, achámo-lo muito completo e com hardware de grande qualidade, o qual em parte ajuda a justificar o elevado preço, o qual é realmente o seu maior inimigo.

 

Pontos fortes

  • Conjunto peso e tamanho muito equilibrados mesmo para um equipamento com um ecrã de 5 polegadas
  • O ecrã, grande e espetacular
  • Muito rápido e fluido
  • Excelente câmara, das melhores que já experimentei num Smartphone
  • Software incluído, desta vez a Samsung acertou!

Menos positivo

  • Algumas funcionalidades da Samsung, embora interessantes, consomem mais bateria
  • Preço, não está ao alcance de todos

optimus2

Be Sociable, Share!

4 comments on “Teste ao Samsung Galaxy S4

  1. Carlos Manuel Duarte says:

    Nuno
    Excelente trabalho ao mais recente equipamento da Samsung, dos mais detalhados testes que fizeste, mas a maquina merece. Recentemente estive em Andorra e tive para o comprar mas…. o preço ainda era muito alto. Qui çá numa próxima ida talvez já valha a pena.
    Grande abraço

    • Nuno Luz says:

      Obrigado Carlos!
      realmente trata-se de um excelente equipamento.
      Acredita que vale a pena, mas esperar um pouco para ver se o,preço fica mais em conta ou se se apanha em segunda mão também pode ajudar :)

      abraço
      Nuno

  2. JorgeSantos says:

    Para quem como eu têm o S3 não vejo grandes motivos para equacionar uma troca.
    Gostei bastante do teste Nuno, preciso e objetivo.

  3. Carlos Manuel Duarte says:

    O meu filho já adquiriu um S4 e realmente já dei umas voltinhas para experimentar, é um “must” prestações invejáveis. Jorge o S4 é muito acima do S3. Reconhecidamente o S3 é excelente mas o S4 nada o bate, ultra rápido. Adquiri há 15 dias um clone perfeito do Note 2 em tudo igual, que mandei vir da china, também é quad core etc etc etc e não é comparável. Jorge quando possível encontra-te com o Carlitos e veras a grande diferença entre o S3 e S4.
    Abraço a ambos

Leave a Reply